quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Gays terão assessor especial no Governo



Governador Eduardo Campos, Rildo Veras e o vereador Silvio Moura



Da Folha de Pernambuco
Gays terão assessor especial em governo
Função é diminuir o preconceito com a classe no Estado
JÚLIA VERAS
O governador Eduardo Campos empossou, ontem, o assessor especial do governador para assuntos voltados para o público gay, Rildo Veras. Estiveram presentes na solenidade, que aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, diversas instituições de defesa dos direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) e representantes de várias secretarias do Estado. “Hoje o movimento vira mais uma página na sua história. Nos últimos dez anos foram dados passos largos no caminho da construção de políticas mais concretas para esse público. Acho que hoje foi realizado um sonho antigo das lideranças. O nosso objetivo é servir de elo entre as demais secretarias para a realização de ações transversais, já que atualmente encontramos espaços em diversas áreas”, afirmou Rildo, logo após a assinatura.

Durante o evento, a coordenadora do Fórum LGBT, Ana Carla Lemos, leu uma carta elaborada por uma série de grupos que trabalham em defesa dos direitos desta parcela da população, e em seguida, entregou o documento ao governador. “A criação de fórum faz sonhar com um mundo melhor e sem homofobia. Para a nossa luta, sem dúvidas, é um momento de grande emoção”.

O secretário recém-empossado afirmou que já está trabalhando em ações na área da segurança pública. “A nossa prioridade, nesse momento, é a segurança e a conscientização a respeito dos direitos de cada um. Temos um trabalho voltado para os presidiários homossexuais, que sofrem mais discriminação nos presídios. Também estamos promovendo a capacitação de policiais para que eles saibam lidar com a situação, seja dentro ou fora das unidades prisionais. Na área da educação, vamos acompanhar uma pesquisa sobre a homossexualidade em 11 capitais do Brasil, além de darmos continuidade ao Plano Estadual de Saúde”.

Em seu discurso, o governador afirmou que esta é uma ação importante para a construção de um novo Estado, que seja voltado para o povo e para aqueles que têm que enfrentar todo o tipo de preconceito. “Rildo simboliza essas pessoas que encaram dificuldades todos os dias no nosso País. Acabar com esse problema é importante na construção de uma sociedade melhor”. Eduardo acrescentou ainda que atos como a criação da secretaria acabam criando uma maior conscientização por parte da sociedade e ajuda a “baixar a bola de quem poderia cometer algum ato de homofobia. Agora, Rildo terá a missão de fazer com que as políticas públicas voltadas para esse público sejam realizadas em todas as áreas. Não é um favor que estamos fazendo, mas estamos resgatando um débito existente por parte do poder público com a população”.

2 comentários:

  1. Parabenizo a todos os gays, pela conquista e gostaria que o governo tivesse a mesma atitude para com os músicos e outros seguimentos, colocando sempre a desposição pessoas que entendam suas linguagens.

    ResponderExcluir
  2. SILVIO MOURA É UM EXEMPLO VIVO DE QUE A OPÇÃO E ORIENTAÇÃO SEXUAL DE UM SER HUMANO NÃO TIRA DELE AS OPORTUNIDADES GRANDES DA VIDA, ATÉ PORQUE TEMOS PESSOAS INTELIGENTES DEMAIS QUE SÃO HOMOSSEXUAIS, GRANDES LIDERES FORAM, GRANDES CIENTISTAS, E ESSA CONQUISTA NOS TRÁS MAIS ESPERANÇAS DE NOVAS CONQUISTAS, A ATITUDE DA FAMILIA DO PARCEIRO É QUASE SEMPRE A MESMA, SE DIZ TER CONHECIMENTO PARA TAL COISA MAIS NÃO CONHECIAM NEM SEU ENTE QUERIDO SUAS DORES, ALEGRIAS, VONTADE, E SE ERA FELIZ ASSIM, MUITOS CONDENAM, COLOCAM PARA FORA DE CASA, O REPUDIAM, E DEPOIS QUEREM TIRAR O QUE ELE CONSTRUIU, SE ACHAM DONOS NÃO SÓ DOS BENS MATERIAIS QUE É SIMBÓLICO, MAIS DE SUAS VERDADES, E SENTIMENTOS, NÃO TEM O DISCERNIMENTO MÍNIMO DE ENTENDER O DIREITO DOS CIDADÃOS DE IR E VIM, O QUE É CERTO? VIVER UMA VIDA HIPÓCRITA E NÃO SER FELIZ? ESTAMOS AQUI NÃO APENAS PARA CALAR A BOCA DOS PRECONCEITUOSOS, MAIS PARA LEVANTAR A SOCIEDADE A LUTAR PELO BEM COMUM, INDEPENDENTE DE RAÇA COR, CREDO, E ORIENTAÇÃO SEXUAL.
    QUE BOM QUE TEMOS A PROVA VIVA QUE LUTAR NOS LEVA A VITÓRIA PARABÉNS VEREADOR, POR TER ORGULHO EM ADMITIR SUAS PREFERÊNCIAS, E NÃO SER MAIS UM HIPÓCRITA.
    "Ouvir a reprovação do tolo! É um elogio soberano"
    Não façais ao outro o que não queres que façam contigo".

    ResponderExcluir